Valorizar a diversidade e a inclusão faz parte do DNA do Carrefour, e cuidamos da qualidade das relações que mantemos com todas as pessoas. Por isso as respeitamos e acolhemos como fonte de riqueza, algo que torna a organização e o mundo mais sustentável. O Grupo Carrefour Brasil, na condução dos negócios, como signatário do Pacto Global, adota iniciativas de sustentabilidade corporativa propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e busca fazer com que as atividades e operações e toda sua cadeia de valor contribuam efetivamente para o cumprimento da Agenda 2030 e de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Após ouvir as propostas do Comitê Externo Independente, no dia 25 de novembro, o Carrefour Brasil elaborou um plano de ação de curto, médio e longo prazo, que reforça o nosso compromisso histórico com a valorização da diversidade com maior ênfase na inclusão de negros e negras e no combate à discriminação como forma de contribuir para o enfrentamento do racismo institucional no país. A partir dos oito compromissos anunciados publicamente, o Carrefour atuará firmemente para que o trágico episódio do Sr. João Alberto não seja esquecido e para que esta dura realidade seja transformada. O Brasil é um país onde 56% da população se autodeclara negra e é fundamental que estas pessoas ocupem seus espaços na sociedade e, de uma vez por todas, deixem de ser minorizadas.
Por isso, este plano é abrangente e compreende três esferas principais: Interna - envolvendo todos os seus colaboradores; Ecossistema - incluindo os parceiros e fornecedores da rede; Externa - com toda a sociedade.
Implementar uma política de tolerância zero ao racismo e à discriminação por razões de raça e etnia, origem, condição social, identidade de gênero, orientação sexual, idade, deficiência e religião no Carrefour e sua cadeia de valor.
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Revisar a política de Valorização da Diversidade, enfatizando a tolerância zero a práticas de discriminação e racismo - Nova Política de Diversidade, a luz de tolerância zero, publicada em 24/03/21. - Criamos também uma Política de Gestão de Consequências. |
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Divulgar o canal de denúncias para todos (as) colaboradores(as), clientes, terceiros e fornecedores, como forma de combate ao racismo e a todo tipo de discriminação - Iniciamos a divulgação do Canal em 31/01. |
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Incluir cláusula antirracista e de combate a todo tipo de discriminação em todos os contratos com fornecedores - Lançamos essa cláusula nos contratos de todos os fornecedores, a inclusão em nossos contratos iniciou antes, mas o lançamento foi durante o 1º Fórum de Fornecedores, Parceiros e Varejistas #JuntosParaTransformar. - 100% dos novos contratos tem a cláusula, os antigos estão sendo atualizados paulatinamente. - Além disso, criamos sete novos indicadores com previsão de 170 fornecedores na primeira onda de avaliação. Solicitação de aceite da cartilha de diversidade no onboarding de fornecedores indiretos. |
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Revisar cartilha de diversidade e disponibilizar no site para todos os clientes, fornecedores e parceiros - Nova Cartilha de Diversidade. Clique aqui para ver a política completa. |
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Revisar o processo de acolhimento e encaminhamento das denúncias que não são formalizadas no canal oficial, tanto de colaboradores, como de clientes e parceiros - Política de Apuração de Denúncias revisada e publicada em 31/01/21. |
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Revisar Código de Conduta de Colaboradores |
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Revisar Código de Conduta para Fornecedores |
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Revisar Políticas da Companhia para adaptar às ODS da ONU |
Em andamento |
Promover a capacitação dos Embaixadores da Ética para temas de Diversidade e Equidade Racial - Capacitação dos Embaixadores de Ética e Embaixadores de Risco internos realizada em março/21. |
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Revisão do modelo de avaliação dos fornecedores de compras de indiretos (incluindo terceiros) - Concluído com sete indicadores criados com previsão de 170 fornecedores na primeira onda de avaliação. Também incluímos a solicitação de aceite da cartilha de diversidade no onboarding de fornecedores indiretos. |
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Mobilizar nossos parceiros, fornecedores e concorrentes a adotarem postura semelhante frente às práticas de tolerância zero e combate à discriminação racial - Realizamos o 1º Fórum de Fornecedores, Parceiros e Varejistas #JuntosParaTransformar, em 28/04/21. Compartilhamos materiais diversos sobre combate ao racismo, curso de letramento racial, pesquisa sobre o racismo no Brasil, nossas políticas e materiais para inspirar outras empresas a também abordarem o assunto. |
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Revisar Política de Apuração de Denúncias - Política de Apuração de Denúncia revisada e publicada. |
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Revisar Política de Gestão de Consequências - Política de Gestão de Consequências revisada e publicada. |
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Iniciar imediatamente o piloto de internalização da segurança das áreas internas das 4 lojas da região de Porto Alegre e a revisão do modelo de contratação, treinamento, protocolos e gestão dessas equipes.
Projeto | Status |
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Internalizar 100% da equipe de prevenção - Projeto Piloto POA - Estamos com 100% de internalização da equipe de prevenção. |
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Definir modelo de validação da contratação e acompanhamento dos treinamentos, quando terceirizado - Novo modelo de contratação implementado. |
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Capacitar 100% da equipe de segurança e sistematizar processo de onboarding e reciclagem com temas de direitos humanos, diversidade, tolerância zero e protocolo de abordagem |
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Internalizar 100% da equipe de segurança - demais cidades (Brasil) |
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Fortalecer na estrutura organizacional do Carrefour o cuidado e as responsabilidades relacionadas à saúde mental |
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Contratar quadro de segurança seguindo representatividade da população brasileira (incluindo mulheres e negros em aprox. 50%) - Estamos trabalhando nessa ação. Já contamos com 65% de pessoas negras e 35% de mulheres no quadro de segurança. |
Em andamento |
Adequar o perfil e o uniforme da área de prevenção com ênfase no apoio/acolhimento - Em Porto Alegre já revisamos, estamos seguindo com as próximas lojas. |
Em andamento |
Revisão dos Protocolos de Abordagem do CRF em linha com a transformação do modelo de segurança proposta e divulgação das mesmas para a sociedade - Todos os nossos protocolos de abordagem foram revisados e as novas diretrizes já foram publicadas. |
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Divulgar de forma clara, ostensiva e permanente uma Política de Tolerância Zero a todo tipo de discriminação, com treinamento de todos os colaboradores em todas as unidades do Carrefour.
Projeto | Status |
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Criar um hotsite que divulgue e acompanhe a prestação de contas dos compromissos publicados, criar um espaço de debate, escuta de entidades e movimentos negros, além de espaço de educação e divulgação de editais e campanhas sobre a crise de POA - Criamos o site, que está no ar desde janeiro/21. |
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Divulgar a política para todos(as) colaboradores(as), prestadores(as) de serviço, fornecedores e clientes via nossos sites, apps, redes sociais etc. - A nossa política de diversidade está sendo divulgada em todos os canais acima citados e também em canais internos da companhia. |
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Construir uma trilha de aprendizagem de diversidade, inclusão e combate ao racismo e à discriminação para todos os colaboradores, tendo como eixo interseccional a raça, tratando também de pautas LGBT+, PCD etc. para os diferentes níveis de cargo - Trilha de aprendizagem construída e lançada em 03/05/21. |
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Implantar capacitação obrigatória na Politica de valorização da Diversidade e Combate ao Racismo e à Discriminação para todos os colaboradores e terceiros |
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Promover campanha institucional com o tema do combate às discriminações e ao racismo como forma de contribuir para a educação da população brasileira - Lançamos junto ao 1º Fórum de Fornecedores, Parceiros e Varejistas #JuntosParaTransformar a campanha institucional Juntos para Transformar, em 28/04/21. |
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Criar um Fórum virtual e educativo sobre o combate ao racismo e a todo tipo de discriminação aberto a todos os brasileiros |
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Oferecer qualificação diferenciada para 100 negros e negras por ano para aceleração na carreira no Carrefour, permitindo que cheguem mais rapidamente a cargos de liderança.
Projeto | Status |
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Mapear e definir meta de negros e negras para cada layer de liderança do CRF |
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Implementar uma trilha de aprendizagem exclusiva para promover o acesso a carreira de todos os colaboradores que pertencem a grupos minorizados (negros/as, trans, mulheres e refugiados/as) incluindo competências comportamentais e técnicas com maior foco em tecnologia - Lançamos no dia 26/04/21, o Programa IDE - Inclusão, Diversidade e Equidade. Conta com uma série de trilhas focadas nos grupos minorizados (negros/as, trans, mulheres e refugiados/as). |
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Garantir o desenvolvimento e a capacitação de 100 pessoas negras por ano como alavanca de carreira, com foco em posições de lideranças e posições críticas para a organização, incluindo apoio psicológico e emocional, aceleração de conhecimento (graduação, MBA, idiomas etc.) e mentoria para carreira - Em 2021, 100 pessoas negras estão em processo de aceleração de carreira. |
Em andamento |
Criar um programa afirmativo de estágio para negros(as) |
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Financiar cursos técnicos e acadêmicos nas áreas de Tecnologia e Gastronomia para formação de profissionais para o mercado de trabalho.
Projeto | Status |
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Mobilizar grandes empresas parceiras para investir nesse movimento de apoio à empregabilidade, educação e empreendedorismo de pessoas negras - Desde o início do ano estamos mobilizando empresas parceiras para investir no movimento. |
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Educação | Empregabilidade - Financiar cursos técnicos em Tecnologia e Gastronomia para pessoas negras com foco na formação de profissionais para o mercado de trabalho |
Em andamento |
Educação | Empregabilidade - Financiar o desenvolvimento acadêmico (graduação, pós-graduação stricto e lato sensu, mestrado, doutorado e intercâmbio) em Tecnologia, Engenharia e Gastronomia para pessoas negras como preparação para o mercado de trabalho |
Em andamento |
Empreendedorismo I Fomentar Projetos de Impacto Social de empreendedores negros na área da alimentação em zonas rurais e/ou urbanas - Lançamento de três editais iniciais em 01/06/21. Foco ao apoio para fortalecimento institucional de organizações afro-brasileiros da sociedade civil apoio a iniciativas de fomento ao empreendedorismo negro e, também, apoio a iniciativas de combate ao racismo e discriminação. |
Em andamento |
Criar ações de voluntariado com as comunidades do entorno das lojas |
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Contratação aproximada de 20 mil novos colaboradores por ano, respeitando a representatividade racial da população do país. Abrir um Programa de Estágio e de Trainees exclusivo para pessoas negras.
Projeto | Status |
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Contratar profissionais negros e negras para posições estratégicas no Carrefour, incluindo no Conselho de Administração |
Em andamento |
Aplicar censo demográfico, com questões de percepção sobre barreiras de diversidade e com mapeamento de tipos de preconceitos |
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Abrir programa de trainee exclusivo para talentos negros |
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Garantir a representatividade e proporcionalidade nas contratações, dos quase 20.000 colaboradores anualmente admitidos, 10.000 colaboradores (50%) serão negros(as), contratados nas cidades onde o Carrefour está presente - Dos admitidos em 2021 pelo Carrefour 56% são pessoas que se declaram pretas ou pardas |
Em andamento |
Estabelecer critérios de intencionalidade no recrutamento e seleção - Estamos com 100% das etapas concluídas já realizadas de indicadores, padrão de divulgação das vagas, roteiro de intencionalidade. |
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Redefinir e implementar um novo posicionamento de Employer Branding do Carrefour. - Criação dos textos e estrutura de site para realização da Página de Carreira do Grupo Carrefour.
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Disponibilizar dispositivo digital nos sites e aplicativos para apoiar colaboradores e clientes que estejam sofrendo qualquer tipo de preconceito e violência relacionado à raça ou ao gênero, com equipe dedicada para orientação, apuração e encaminhamento das denúncias recebidas.
Projeto | Status |
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Criar um canal de ouvidoria que facilite as denúncias virtuais relacionadas ao combate ao racismo, à discriminação e à violência para clientes e colaboradores - Desde março/21 fazemos o acompanhamento das denúncias recebidas pelo Canal de Denúncias e Carina - Assistente Virtual do Carrefour, incluindo dados por regiões brasileiras. Os casos são analisados de maneira detalhada e cuidadosa. As denúncias são acompanhadas por Compliance e Ética. Todos os casos são analisados de maneira detalhada e minuciosa. |
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Criar um dispositivo/tablet ligado ao canal de denúncias, para que o cliente possa avaliar se sofreu ou percebeu qualquer tipo de discriminação nas nossas unidades físicas e/ou digitais |
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Criar um Programa de Inclusão de empreendedores em sua cadeia de valor, que investirá recursos financeiros em redes incubadoras e aceleradoras negras no Rio Grande do Sul.
Projeto | Status |
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Criação de um Programa de inclusão de empreendedores(as) negros(as) na cadeia da valor do Carrefour em parceria com entidades/organizações intermediárias negras |
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Realizar investimento de recursos financeiros destinados a redes incubadoras e aceleradoras negras nas cadeias produtivas de gastronomia, rural e tecnologia com piloto no RS |
Em andamento |
Redefinir os critérios para a contratação de fornecedores, de forma a considerar a rede de empreendedorismo negro do país |
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Usar hubs de inovação para o empreendedorismo negro |
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Usar nosso marketplace e espaço físico em lojas para divulgar a rede de empreendedores negros de cada região, como forma de ampliar a atuação e fomentar o empreendedorismo local |
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Na noite do dia 19 de novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências de nossa loja no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, em ato que não representa e nem condiz com os valores do Carrefour.
Neste site, reforçamos as ações que estamos tomando diante deste fato e os compromissos assumidos com a sociedade e com o nosso corpo de mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil. Com o objetivo de seguir evoluindo como empresa e contribuindo para o combate ao racismo estrutural do Brasil.