31/08/2021
31 de agosto de 2021 - Em continuidade aos 8 compromissos públicos assumidos pelo Grupo Carrefour Brasil, de uma série de 72 iniciativas para o combate ao racismo estrutural, foram selecionados 38 projetos no primeiro ciclo de editais que visa ao fortalecimento institucional de organizações afro-brasileiras da sociedade civil; apoio ao empreendedorismo negro; e ações de combate e conscientização sobre racismo e discriminação. Os vencedores foram anunciados no dia 26 de agosto, durante evento online. O objetivo é oferecer apoio financeiro, pelo período de 1 ano, a organizações e coletivos que promovem equidade racial e empreendedorismo negro no pais, com aportes de até R$ 65 mil por projeto.
Segundo Klebs Rodrigues, da KLID, consultoria de planejamento responsável pela construção da metodologia dos editais, a ideia era elaborar um material de fácil entendimento. “A gente buscou criar um edital simples, sem burocracia e linhas difíceis de entender, mas que permitisse extrair o melhor das inscrições, e conseguimos”, explicou, enfatizando a necessidade de olhar para essas entidades, pois muitas das escolhidas afirmaram que nunca tinham sido contempladas com investimento externo.
O investimento dos editais visa a viabilizar e impulsionar as entidades selecionadas em diferentes frentes, como nos processos de gestão, atividades de comunicação, aquisição de equipamentos e apoio nas despesas regulares. Ao todo, foram recebidas 1.625 inscrições de todos os 26 estados brasileiros, desde o lançamento do edital, em 01 de junho de 2021.
Durante o evento de divulgação dos projetos selecionados, as instituições vencedoras puderam conhecer mais das ações do grupo em prol da equidade racial e combate ao racismo, além do processo para criação dos editais, destacando o comprometimento da companhia com a pauta racial. O encontro possibilitou o networking entre os selecionados e o compartilhamento de suas experiências e desafios com os colaboradores da companhia.
“A seleção das entidades contempladas nos editais é uma das materializações dos compromissos assumidos pelo Grupo Carrefour Brasil. Entendemos que o nosso trabalho de combate ao racismo estrutural se torna mais forte quando contamos com a participação da sociedade e de entidades que já têm histórico nessa luta”, explica Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
Confira a lista com os selecionados e os compromissos do Grupo Carrefour Brasil no combate ao racismo aqui.
Na noite do dia 19 de novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências de nossa loja no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, em ato que não representa e nem condiz com os valores do Carrefour.
Neste site, reforçamos as ações que estamos tomando diante deste fato e os compromissos assumidos com a sociedade e com o nosso corpo de mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil. Com o objetivo de seguir evoluindo como empresa e contribuindo para o combate ao racismo estrutural do Brasil.