Grupo Carrefour Brasil anuncia as organizações selecionadas nos editais de estímulo a equidade racial e empreendedorismo negro

31/08/2021

31 de agosto de 2021 - Em continuidade aos 8 compromissos públicos assumidos pelo Grupo Carrefour Brasil, de uma série de 72 iniciativas para o combate ao racismo estrutural, foram selecionados 38 projetos no primeiro ciclo de editais que visa ao fortalecimento institucional de organizações afro-brasileiras da sociedade civil; apoio ao empreendedorismo negro; e ações de combate e conscientização sobre racismo e discriminação. Os vencedores foram anunciados no dia 26 de agosto, durante evento online. O objetivo é oferecer apoio financeiro, pelo período de 1 ano, a organizações e coletivos que promovem equidade racial e empreendedorismo negro no pais, com aportes de até R$ 65 mil por projeto.

Segundo Klebs Rodrigues, da KLID, consultoria de planejamento responsável pela construção da metodologia dos editais, a ideia era elaborar um material de fácil entendimento. “A gente buscou criar um edital simples, sem burocracia e linhas difíceis de entender, mas que permitisse extrair o melhor das inscrições, e conseguimos”, explicou, enfatizando a necessidade de olhar para essas entidades, pois muitas das escolhidas afirmaram que nunca tinham sido contempladas com investimento externo.

O investimento dos editais visa a viabilizar e impulsionar as entidades selecionadas em diferentes frentes, como nos processos de gestão, atividades de comunicação, aquisição de equipamentos e apoio nas despesas regulares. Ao todo, foram recebidas 1.625 inscrições de todos os 26 estados brasileiros, desde o lançamento do edital, em 01 de junho de 2021.

Durante o evento de divulgação dos projetos selecionados, as instituições vencedoras puderam conhecer mais das ações do grupo em prol da equidade racial e combate ao racismo, além do processo para criação dos editais, destacando o comprometimento da companhia com a pauta racial. O encontro possibilitou o networking entre os selecionados e o compartilhamento de suas experiências e desafios com os colaboradores da companhia.

“A seleção das entidades contempladas nos editais é uma das materializações dos compromissos assumidos pelo Grupo Carrefour Brasil. Entendemos que o nosso trabalho de combate ao racismo estrutural se torna mais forte quando contamos com a participação da sociedade e de entidades que já têm histórico nessa luta”, explica Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Confira a lista com os selecionados e os compromissos do Grupo Carrefour Brasil no combate ao racismo aqui.

Grupo investirá R$ 2 milhões para viabilizar a execução de iniciativas em todo o país.