24/09/2021

Grupo Carrefour Brasil lança programa de aceleração de talentos negros

São Paulo, 24 de setembro de 2021 – Comprometido com a diversidade e com a valorização de talentos, o Grupo Carrefour Brasil lança o seu programa de aceleração de carreira voltado para profissionais negros, o Talentos do Futuro 2021: Liderança Negra.  Diferente do habitual em programas de trainee, o Talentos do Futuro não é focado em profissionais recém-formados. O objetivo é acelerar a carreira de talentos que já ingressaram no mercado de trabalho, mas ainda não assumiram posições de liderança.

“Existe um número grande de profissionais que não encontram oportunidades de crescimento nas companhias que atuam. Como Grupo, temos o papel de trabalhar para transformar essa realidade. Precisamos valorizar o potencial dos talentos negros e pensar no desenvolvimento desses profissionais", destaca Cristiane Lacerda, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Carrefour Brasil.

O programa de aceleração terá a duração de 18 meses, com um salário inicial de R$7.500,00. As 20 vagas disponíveis são voltadas para profissionais com ensino superior completo, de todo o país, sem limite de idade, nem exigência específica de área de formação. Também não será pré-requisito a fluência em outro idioma. 

“O olhar para a diversidade e para a inclusão precisa ser aprofundado nas organizações. Para além de termos profissionais diversos no nosso quadro, precisamos que essa diversidade seja refletida nos cargos de liderança. Com este programa buscamos acelerar a carreira de talentos negros que se tornarão líderes na estrutura corporativa do Grupo Carrefour Brasil”, explica Cristiane Lacerda. Ainda segundo Cristiane, um dos diferenciais do programa está no processo de formação de um ano e meio que inclui um módulo internacional, que deve ser realizado na França, onde fica a sede Global do Carrefour.

Ao longo do programa, os selecionados passarão também por formação em metodologias ágeis, capacitação em liderança, além de uma imersão em temas relacionados a tecnologia e a inovação. O grupo Carrefour Brasil também irá custear a formação em idiomas, caso seja necessário. Após os 18 meses, os novos líderes irão apresentar um projeto com foco em responsabilidade social e inclusão que irá se somar aos demais programas de combate ao racismo realizados pelo Grupo Carrefour Brasil. 

Ao todo, serão oferecidas 20 vagas externas com atuação em São Paulo. Os candidatos selecionados, que residirem em outros estados, contarão com uma ajuda de custo para a mudança. Além disso, todos os participantes do programa de aceleração receberão benefícios, como vale-transporte e refeição; seguro de vida; assistência médica; assistência odontológica; descontos em empresas parceiras; refeição no local; e participação nos lucros da empresa (PLR). Os colaboradores do Grupo Carrefour Brasil, que atenderem aos requisitos, também poderão participar do Programa, concorrendo a vagas adicionais.

A seleção dos profissionais será feita em parceria com a Cia de Talentos e contará com cinco etapas, todas elas realizadas de forma online. O início do Programa está previsto para janeiro de 2022 e os interessados poderão se inscrever até dia 10 de novembro, no site: http://liderancanegracarrefour.ciadeexperts.com.br/

O Grupo Carrefour Brasil reforça, através deste programa, o compromisso com a sociedade de buscar, cada vez mais, a inclusão e equidade racial dentro das empresas.

Na mídia

Vagas não possuem restrições de idade e nem tempo máximo de formação. Ao término do programa, profissionais se tornarão líderes na companhia

#NãoVamosEsquecer

Na noite do dia 19 de novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências de nossa loja no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, em ato que não representa e nem condiz com os valores do Carrefour.

Neste site, reforçamos as ações que estamos tomando diante deste fato e os compromissos assumidos com a sociedade e com o nosso corpo de mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil. Com o objetivo de seguir evoluindo como empresa e contribuindo para o combate ao racismo estrutural do Brasil.

Grupo Carrefour Brasil conclui todos os acordos com familiares de João Alberto Freitas e avança nos compromissos internos e com a sociedade.