16/11/2021

ABRAPPE apresenta comitê voltado à transformação do modelo de segurança no varejo

A Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE) anuncia a formação de um comitê cujo objetivo é atuar na transformação do modelo de segurança no varejo. O Comitê é formado por diversas empresas do setor e, neste momento, é liderado pelo Grupo Carrefour Brasil, por um mandato de 1 ano. O presidente da ABRAPPE, Carlos Eduardo Santos, explica que o comitê se reunirá mensalmente para discutir temas relacionados a: gestão de conflitos, gestão de desvios de mercadorias e de incidentes, além das relações com autoridades.

Para Carlos, é preciso ter uma mudança de foco: "ter o cliente como prioridade impacta diretamente no gerenciamento de conflitos e, por isso, investir na gestão da mudança, envolvendo sensibilização e conscientização de todos os colaboradores, não apenas dos responsáveis pela segurança, é fundamental. Dessa forma, conseguimos ter um ambiente mais controlado no que diz respeito ao tratamento que os clientes receberão".

Na liderança do Comitê, o Grupo Carrefour Brasil terá como missão promover a discussão sobre novas abordagens de segurança no varejo. A companhia acredita em uma segurança cada vez mais humanizada com foco total no cliente e, por isso, o profissional que exerce a função de agente de prevenção precisa ter um perfil mais acolhedor e empático.

"O modelo de segurança que estamos implementando em nossas lojas é pioneiro no Brasil. Com isso, queremos garantir aos nossos clientes e colaboradores que eles encontrarão um ambiente seguro para realizar suas compras. Com o apoio da tecnologia, conseguiremos garantir que qualquer conflito que possa vir a acontecer em nossas lojas possa ser resolvido de maneira adequada e de forma transparente. Acreditamos que este é um modelo que pode estimular uma reflexão do setor sobre o papel da segurança no varejo" destaca Jérôme Mairet, Diretor de Riscos e Perdas do Grupo Carrefour Brasil.

Sobre a ABRAPPE

A Abrappe é uma organização independente formada por representantes de mais de 600 empresas de todos os segmentos do varejo brasileiro, que tem como propósito "Tornar a Prevenção de Perdas uma área estratégica e que contribua, de forma sustentável, para o aumento de rentabilidade dos negócios. Fomentamos a cultura de prevenção de perdas por meio da capacitação profissional, geração de estudos e pesquisas, troca de experiências e promoção de networking. Estamos presentes em mais de 10 estados com parcerias estabelecidas com diversas entidades associativas representativas de classe no Varejo. Nosso compromisso é o de elevar o nível de maturidade de profissionais para melhor desempenho de suas atribuições, incentivar e envolver Diretores Executivos para tornar a agenda de Prevenção de Perdas prioritária nas empresas e disseminar a nossa visão da Perda Ampliada para a Proteção e Potencialização do Lucro.

 

Iniciativa será focada em três frentes principais: gestão de conflitos no ambiente comercial, relações com autoridades e gestão de desvios de mercadorias e incidentes

#NãoVamosEsquecer

Na noite do dia 19 de novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências de nossa loja no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, em ato que não representa e nem condiz com os valores do Carrefour.

Neste site, reforçamos as ações que estamos tomando diante deste fato e os compromissos assumidos com a sociedade e com o nosso corpo de mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil. Com o objetivo de seguir evoluindo como empresa e contribuindo para o combate ao racismo estrutural do Brasil.

Grupo Carrefour Brasil conclui todos os acordos com familiares de João Alberto Freitas e avança nos compromissos internos e com a sociedade.