13/12/2021

Artista Tico Canato, em parceria com Carrefour, cria grafite na comunidade do Vale dos Machados, em Guarulhos

 

O Grupo Carrefour Brasil e a comunidade do Vale dos Machados em Guarulhos celebram a conclusão de um novo espaço de cultura, com um mega painel que uniu artistas locais e o renomado grafiteiro Tico Canato. A obra - criada ao longo de 300 metros na área externa do Carrefour Hiper, no Portal do Gramados - sela a transformação de um espaço antes não observado em uma zona de cultura para a comunidade que reside próxima ao hipermercado e diariamente trafega pela via de acesso, trazendo o resgate das origens da comunidade e celebrando, nas ilustrações, a diversidade do povo brasileiro.

Essa não é a primeira ação realizada na comunidade Vale dos Machados. Em 2019, o Carrefour investiu na construção de uma quadra poliesportiva para os moradores, na pintura do entorno do novo espaço, na limpeza e iluminação local, na poda de árvores e em melhorias no acesso à loja. A operação beneficiou mais de 15 mil pessoas.

A obra marcou a revitalização de um espaço que se torna, naturalmente, um point artístico em Guarulhos, a exemplo do Beco do Batman em Pinheiros, na capital paulista. Nas obras, os artistas trouxeram as características da região, retratando personagens emblemáticos, a paixão pelo futebol, os costumes e gostos locais como forma de celebrar e homenagear a história da comunidade.

"A aproximação com as comunidades em torno das unidades do Carrefour é muito importante, pois além de ser um projeto de zeladoria comunitária, proporciona bem-estar para as pessoas que circulam pela região", afirma Lucio Vicente, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

O trabalho de engajamento cultural envolveu a ONG Atados, que aproximou os líderes comunitários com o Grupo Carrefour Brasil e o grafiteiro Tico Canato, para juntos darem visibilidade à linguagem cultural com o grafite.

"É muito gratificante poder ressignificar esse espaço por meio da arte urbana, do grafite, ainda mais sendo de forma totalmente colaborativa, reunindo artistas locais e promovendo uma troca de conhecimentos e experiências em que todos são convidados a conferir o resultado nas paredes de Guarulhos", afirma o artista.

 

Obra foi desenhada em um muro de 300 metros e tem como objetivo ressignificar esse espaço por meio da arte urbana

#NãoVamosEsquecer

Na noite do dia 19 de novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências de nossa loja no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, em ato que não representa e nem condiz com os valores do Carrefour.

Neste site, reforçamos as ações que estamos tomando diante deste fato e os compromissos assumidos com a sociedade e com o nosso corpo de mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil. Com o objetivo de seguir evoluindo como empresa e contribuindo para o combate ao racismo estrutural do Brasil.

Grupo Carrefour Brasil conclui todos os acordos com familiares de João Alberto Freitas e avança nos compromissos internos e com a sociedade.