03/01/2022

Grupo Carrefour Brasil disponibiliza 300 bolsas de estudo para capacitação em tecnologia para pessoas negras

O Grupo Carrefour Brasil, em parceria com a startup do ramo educacional DIO.me (Digital Innovation One), lança o programa Transforma Tec. Serão disponibilizadas 300 vagas para bolsas de estudo com foco em Desenvolvimento Fullstack Java, React e Cloud para pessoas negras de todo o país, com idades entre 18 e 30 anos. A ação faz parte do compromisso do Grupo no combate ao racismo.

Assim como inúmeros setores no mercado de trabalho, a tecnologia é majoritariamente ocupada por pessoas brancas. De acordo com um estudo realizado pela PretaLab, em parceria com a ThoughtWorks, aproximadamente 32% das equipes de tecnologia não têm pessoas negras em sua composição. 

“Para nós é muito importante construir pontes que facilitem o acesso da população a melhores condições de vida e à educação e renda. A tecnologia é o segmento que mais cresce no mundo, sendo altamente competitivo, e temos como objetivo ampliar a representatividade dentro deste campo. Ações como esta são fundamentais para expandir nosso compromisso com o fomento da população negra e combate ao racismo, por meio de ações concretas com impacto a curto, médio e longo prazo, que visam transformar a vida dos participantes e das comunidades onde vivem”, diz Cristiane Lacerda, Diretora de Recursos Humanos do Grupo Carrefour Brasil. 

O Transforma Tec é um programa totalmente online, com duração de 6 meses, que conta com acesso a uma trilha de capacitação personalizada para as demandas do mercado de tecnologia. Com uma metodologia focada em desenvolver talentos da área, utiliza atividades, projetos e vídeoaulas práticas para aprender do zero com o acompanhamento de especialistas e monitores durante toda a formação.

As bolsas incluem chips com conexão à internet e também um cartão pré-pago para compra de uma cesta-alimentação. Dentro do programa, a Dio.me oferecerá total suporte para os estudantes. Para participar é necessário apresentar comprovadamente renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter concluído no mínimo o Ensino Fundamental II (equivalente ao 9° ano).

A seleção dos profissionais será feita em parceria com a Dio.me e de forma online. O início do Programa está previsto para março de 2022 e os interessados poderão se inscrever até dia 30 de janeiro, no site: https://lp.digitalinnovation.one/transformatec.

 Ao final do programa, todos os participantes serão certificados e participarão de uma competição com a criação dos projetos práticos em formato de Hackathon e de uma feira de empregabilidade.

O Grupo Carrefour Brasil reforça, através deste programa, o compromisso com a sociedade de buscar, cada vez mais, a inclusão e equidade racial dentro das empresas. A ação faz parte dos 8 compromissos assumidos publicamente pelo Grupo para combater a discriminação racial.

 

Na mídia

Programa de formação tem como objetivo aumentar presença de pretos e pardos no mercado tecnológico e está com inscrições abertas até 30 de janeiro de 2022.

#NãoVamosEsquecer

Na noite do dia 19 de novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências de nossa loja no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, em ato que não representa e nem condiz com os valores do Carrefour.

Neste site, reforçamos as ações que estamos tomando diante deste fato e os compromissos assumidos com a sociedade e com o nosso corpo de mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil. Com o objetivo de seguir evoluindo como empresa e contribuindo para o combate ao racismo estrutural do Brasil.

Grupo Carrefour Brasil conclui todos os acordos com familiares de João Alberto Freitas e avança nos compromissos internos e com a sociedade.