05/02/2021
O Carrefour acaba de colocar no ar o site Não Vamos Esquecer, que traz informações sobre os compromissos assumidos pela empresa após a triste morte de João Alberto, contribuindo para o combate ao racismo estrutural no Brasil.
O site funcionará como um portal de transparência, trazendo o detalhamento das ações que estão sendo implementadas pela rede desde dezembro de 2020, além de ser um espaço no qual as pessoas podem se informar sobre o trabalho do Carrefour no combate ao racismo. Outra seção importante do site é a área de Editais, que serão destinados a apoiar ações de impacto na sociedade Estes editais serão subsidiados pelo Fundo de Diversidade e Combate à Discriminação Racial, constituído pelo Carrefour em 2020 e que possui um aporte de R$ 40 milhões e estarão disponíveis à partir de março.
Além disso, o site também servirá como um canal de diálogo com a sociedade, que poderá enviar propostas de iniciativas e projetos, bem como sugestões ou até mesmo alguma denúncia. As pessoas também poderão denunciar qualquer ato de discriminação ou racismo por meio do canal Conexão Ética.
A partir do final de fevereiro, o site também divulgará o status de cada uma das iniciativas para que elas possam ser acompanhadas pela sociedade.
Na noite do dia 19 de novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências de nossa loja no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, em ato que não representa e nem condiz com os valores do Carrefour.
Neste site, reforçamos as ações que estamos tomando diante deste fato e os compromissos assumidos com a sociedade e com o nosso corpo de mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil. Com o objetivo de seguir evoluindo como empresa e contribuindo para o combate ao racismo estrutural do Brasil.