O racismo está profundamente enraizado em nossa cultura. É tão difundido que normatiza e perpetua práticas históricas dentro de uma sociedade estruturada na desigualdade, favorecendo alguns em prejuízo de outros.
Não basta “não ser racista”, é preciso que a sociedade identifique as práticas racistas e reconheça as vantagens colhidas de um sistema historicamente nocivo a alguns grupos, de forma a deixar de reproduzi-las.
Por isso, vamos apoiar organizações afro-brasileiras da sociedade civil de qualquer região do Brasil, que desenvolvam e implementem iniciativas com foco no combate ao racismo e à discriminação que a população negra enfrenta diariamente.
Os recursos disponibilizados pelo Grupo Carrefour podem ser destinados para:
As inscrições estão abertas a organizações afro-brasileiras, criadas e administradas por pessoas negras e com existência formal comprovada há pelo menos um ano. É esperada experiência comprovada em projetos ligados à temática racial, com foco na população negra.
Para fins deste edital entende-se como “organizações” toda associação, instituição, ONG e movimentos/coletivos/grupos de pessoas organizadas para atuar na causa acima indicada.
Inscrições encerradas em 30 de Junho de 2021.
Para ter acesso às informações completas, baixe o regulamento aqui. Confira aqui as ONGs selecionadas.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email [email protected], de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h (horário de Brasília).
Na noite do dia 19 de novembro de 2020, João Alberto Silveira Freitas foi morto nas dependências de nossa loja no bairro Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, em ato que não representa e nem condiz com os valores do Carrefour.
Neste site, reforçamos as ações que estamos tomando diante deste fato e os compromissos assumidos com a sociedade e com o nosso corpo de mais de 100 mil colaboradores em todo o Brasil. Com o objetivo de seguir evoluindo como empresa e contribuindo para o combate ao racismo estrutural do Brasil.